terça-feira, 1 de dezembro de 2015

CONHECENDO ALGUMAS DANÇAS DO BRASIL



        

                                                         DANÇANDO COM O CORAÇÃO                




No Brasil existem diferentes pessoas com diferentes gostos e prazeres. Assim sendo, temos o enorme privilegio de poder ouvir e dançarmos o que nos proporcione alegria, tendo então, aceitação a muitos tipos de danças, sejam elas quais forem.

Exatamente por essa enorme diversidade, temos diferentes culturas, e em cada uma, hobbies específicos, que caracterizam o país como um todo. Não é necessário muito esforço para se saber quais danças são comuns no país, e eu citarei algumas, mas não mais importantes, para nos ajudar a perceber toda essa mistura.

AXÉ

Começou no Brasil em 1980 na Bahia por influencia dos ritmos afro-brasileiros, reggae, forró, frevo de Pernambuco, entre outros. Significa energia positiva e é muito comum no carnaval.
 

CAPOEIRA

É uma mistura de artes marciais, cultura popular, esporte e música, com movimentos ágeis e complexos, influenciada por descendentes de escravos africanos. Na capoeira, não se aprende apenas a jogar e lutar, mas aprende também a cantar e tocar, transformando-a em uma divertida dança.


FORRÓ

Típico das regiões nordestinas, o “arrasta pé” como é popularmente chamado, é uma junção de ritmos musicais como xaxado, baião e xote. Tocados em sua grande maioria por trios. Ele tem ligação direta às danças de salão europeias, evidência da colonização do Brasil.


FREVO

Surgiu no Brasil entre os séculos XIX e XX em Pernambuco nas marchas, tendo grande apoio de bandas militares. A dança muito animada faz jus ao nome, que significa ferver. Nesta dança usam-se roupas coloridas e também uma sombrinha, que é usada para fazer acrobacias.


FUNK

Começou a partir de 1970 no Rio de Janeiro, quando DJ’s queriam novos ritmos para música negra, e em muitas misturas, originou o funk no Brasil que apesar de ter um nome estrangeiro, é bem diferente do funk dos Estados Unidos. 


SAMBA

Nascido na Bahia e derivado de raízes africanas, o samba foi uma das principais manifestações populares brasileiras. É um ritmo animado que vem acompanhado por instrumentos como cavaquinho, pandeiro e tamborim, com ritmo alegre ele é geralmente tocado no carnaval.


VANERÃO

Típica dança do Rio Grande do Sul e de origem alemã, esta dança também conhecida como limpa-banco foi influenciada pela habanera (dança afro latino-americana) - Cuba, e é normalmente acompanhada pela gaita, exigindo muita energia dos dançarinos e também dos músicos.




Após conhecer então um pouquinho sobre algumas danças praticadas no Brasil, se deixe também contagiar por essa terapia e entre na dança, “São dois pra lá e dois pra cá”, mas importante mesmo é dançar com o coração.





REFÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ttps://pt.wikipedia.org/wiki/Vaner%C3%A3o
https://pt.wikipedia.org/wiki/Samba
https://pt.wikipedia.org/wiki/Funk_carioca
http://conexaoscarpa.net/o-axe-no-brasil
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-carnaval/frevo.php

https://pt.wikipedia.org/wiki/Forró
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_da_capoeira.htm
http://www.studiotamega.com.br/modalidades/vanerao/vanerao-o-que-e/


Nenhum comentário:

Postar um comentário